Latest News

terça-feira, 4 de junho de 2013

Biografia - Ritchie Valens.


Ricardo Esteban Valenzuela Reyes, mais conhecido como Ritchie Valens (13 de Maio de 1941 – 3 de Fevereiro de 1959) foi um músico descendente de mexicanos, nascido em Pacoima (Vale de São Fernando), no subúrbio de Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos.

Ficou famoso interpretando músicas de Rock & Roll. Seus grandes sucessos foram "Donna", uma canção romântica, e "La Bamba", que mais tarde nomearia um filme sobre sua vida. Esta ainda foi regravada pelo grupo Los Lobos. Durante a chamada Era Rockabilly, a carreira de Ritchie Valens estava em ascendência. No entanto, em 3 de fevereiro de 1959, Buddy Holly, Big Bopper e Valens morreram em um acidente de avião. Ritchie Valens, durante sua breve carreira, produziu dois álbuns de estúdio.

Quando se interessou pelo rock, Valens já possuía uma base musical sedimentada no pop, no jazz e na música folclórica mexicana, apesar de não falar bem a língua espanhola. Ao completar 15 anos, comprou sua primeira guitarra e, em 1957, já com 16 anos, formou uma banda chamada Satellites, formada por dois negros, um americano de ascendência mexicana e um de origem japonesa.

Meses depois, Valens foi descoberto por Bob Keane. Após 60 tentativas (como descritas no filme La Bamba) conseguiu chegar ao take definitivo de "Come On Let's Go" e, assim, chegou às lojas seu primeiro compacto, já com o seu nome artístico.

No segundo semestre de 1958, sua carreira tomou um grande impulso quando participou do filme Go Johnny Go e logo depois produziu seus dois grandes hits: "Donna", uma balada romântica que fizera para uma paixão de colégio (que alcançou o segundo lugar nas paradas norte-americanas), e "La Bamba", que é a releitura de uma canção folclórica mexicana, de mesmo nome, a qual tomou a decisão de gravá-la após cruzar a fronteira e dar um passeio em Tijuana.

Morte: "O dia que o Rock n' roll morreu!"





Ritchie Valens morreu no mesmo trágico acidente de avião, que também vitimou Buddy Holly e The Big Bopper no fatídico dia 3 de fevereiro de 1959. Dos três músicos vitimados, Buddy e Ritchie são os mais lembrados. O primeiro graças ao seus excelentes, sofisticados e inovadores discos, bem como à fama de seus seguidores britânicos e americanos. Ritchie Valens por causa do filme La Bamba. Os músicos estavam em excursão na turnê "The Winter Dance Party", projetada para cobrir vinte e quatro cidades do centro-oeste dos Estados Unidos em apenas três semanas, de 23 de janeiro a 15 de fevereiro de 1959. Como os músicos viajavam de ônibus, Buddy Holly, a fim de obter mais conforto em suas viagens, pediu a um empresário que fretasse um avião até a cidade mais próxima, Fargo. Conta-se que Ritchie Valens “ganhou” seu assento no avião apostando cara ou coroa com o guitarrista de Holly, Tommy Allsup. Como The Big Bopper (Jiles Perry Richardson [JP Richardson]) havia desenvolvido um caso de gripe durante a viagem, ele pediu a um dos companheiros de banda de Buddy Holly, Waylon Jennings, o seu lugar no avião; Jennings concordou em desistir da cadeira.



Artistas vítimas do acidente aéreo. 

As causas do acidente nunca foram esclarecidas, más sabe-se que a série de shows ocorreria em meio a um inverno com neve e que na madrugada do acidente fazia mau tempo. Sabe-se ainda que o piloto não tinha experiência em voar com instrumentos, o que pode ter ocasionado falta de orientação terminando por bater em uma montanha logo a frente do local de decolagem. Esse evento inspirou o cantor Don McLean a criar uma popular música de 1971, chamada "American Pie", e imortalizou o dia 3 de fevereiro como "o dia em que a música morreu.




Em 1988, Ken Paquette, um morador de Wisconsin fã de rock dos anos 50, erigiu um monumento de aço que representava uma guitarra e um set de três discos pontuados pelos nomes dos três artistas. Ele também criou um monumento similar perto de Riverside Ballroom, em Green Bay, Wisconsin. 

Valens se encontra sepultado no Cemitério de San Fernando, Mission Hills - Los Angeles County - California - EUA. Sinopse: Seção C, Lote 248, Grave. Local: Seção C, Lote 248, Sepultura 2.





Após sua morte, pouco do material inédito disponível de Valens foi lançado em disco. Em 1990 ele recebeu uma estrela no Hollywood Walk of Fame e em 2001 ele foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame.







DISCOGRAFIA
Álbuns
1959     Ritchie Valens
1959     Ritchie
1960     In Concert at Pacoima Jr. High

Este é um filme sobre a sua vida. Eu assisti quando era criança. Muito bom!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *